Hoje vou escrever sobre algumas coisas que me incomodam. Vamos lá:
1. Gente sem fronteira: os países têm fronteiras. Estados têm fronteiras. O que representam portas, muros e grades senão fronteiras? E gente também tem fronteira, ou deveria ter. Só que essa nossa fronteira, ela é invisível e eu vou dizer, ela NÃO é a nossa pele. Ela se evidencia através de uma permissão ou de um recuo. De um conforto ou desconforto. Se as suas fronteiras são maleáveis, parabéns! Faça bom proveito. Mas por favor, tente, pelo menos tente, entender que nem todas as fronteiras são iguais e que, por isso, um pouco de reflexão é necessária antes de você impor o teu gesto ao gesto da outra pessoa. Isso é uma invasão, e eu não suporto.
2. Gente que não se coloca no lugar do outro: esse tipo de situação acontece entre pessoas que têm livre circulação de fronteiras, o que só torna a situação mais desconfortável, porque você permitiu que a pessoa fizesse parte da sua vida e ela começa a se sentir no direito de julgar suas atitudes e, o que eu mais detesto, de dizer o que você tem ou não tem que fazer. Quer dizer, você quem sabe onde aperta o seu sapato, mas vem alguém e te diz que você deve colocar o band-aid em outro lugar.
3. A frase "você perdeu": poucas coisas me irritam mais do que essa frase. Especialmente quando ela é proferida depois de ter acontecido alguma coisa que eu nunca quis ganhar. Como você pode perder uma coisa que você nunca quis? Exemplo: eu te convido pra passar a tarde comigo na biblioteca estudando. Você diz que não tá a fim, que quer ver "O clone". Quando eu volto pra casa eu te ligo e te digo que você perdeu. Nessas situações minha reação automática é fazer cara de bunda para controlar a vontade de gritar que quem perdeu o capítulo de "O clone" foi você.
4. Psiquiatrismo: não é a psiquiatria que me incomoda, não mesmo. Mas o psiquiatrismo me incomoda demais. E por mais que eu veja psiquiatras cometendo o psiquiatrismo, eu vejo psicólogas, psicopedagogas (dá pra fazer um post sobre coisas que incomodam em psicopedagogas) e pessoas que não tem nada a ver com a área psi (dizer "área psi" também me incomoda). Nessa última categoria me incomoda mais ainda quando a pessoa usa o psiquiatrismo como bandeira. Eu sei que as coisas não são favoráveis pra que a gente jogue a bandeira fora, mas quando as pessoas usam um rótulo como uma sentença de morte, me incomoda demais.
E por último, só pra concluir a lista das coisas que me incomodaram HOJE:
5. Parar na porta do ônibus: é a lei da física, gente. Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Então, se você se coloca na porta do ônibus quando as pessoas estão tentando sair dele, só para garantir que você vai ser o primeiro a entrar e sentar, independente dos idosos, deficientes e senhoras com crianças no colo que entrem depois de você, você é burro.