Eu achava que a minha vida era muito mais organizada quando eu usava agendas. Cado passo que eu dava, ou pretendia dar, era anotado. Se a tarefa tivesse sido cumprida, eu marcava um "V", senão, eu colocava um "X" bem grande e anotava a mesma tarefa no dia seguinte.
Mas eu não fazia isso porque eu tinha muitos compromissos. Se eu não tivesse jogado fora, poderia provar que as atividades da minha agenda consistiam em coisas como "aula de francês". O detalhe é que eu fazia francês às terças e quintas à noite. Eu não iria marcar nada no lugar, ou esquecer. Marcava também todos os dias da minha terapia, das supervisões que também eram nos mesmos horários. E eu me achava muito importante em poder cumprir "tudo" isso.
Mas o mais engraçado da minha agenda, e que tem a ver com algumas das bizarrices que são típicas de mim, era que eu anotava, por exemplo, "limpar o quarto", "lavar a roupa", "passar a roupa". Normalmente as páginas ficavam cheias. Eu poderia preencher um dia inteiro com tarefas que, definitivamente, não mereciam estar em uma agenda.
A realização que eu sentia em poder marcar cada atividade realizada sempre merecia uma recompensa. Era qualquer coisa como sorvete, suco de maracujá com kiwi, macarrão com atum, coisas que eu sentia prazer em comer ou beber. Às vezes até cerveja eu tomava, mas isso, não tinha muito lá em casa, porque eu correria o risco de sempre querer me recompensar assim, e aí, já viu.
No ano passado, eu ganhei duas agendas. Uma linda, presente da minha irmã, do pequeno princípe. A outra ganhei quando me matriculei na pós da PUC, bonita também. Não usei nenhuma. Eu não tinha grandes coisas para fazer. Tinha que viajar, estudar, preparar aulas. Mas não sei porque não anotava. Acho que é porque eu não me sentia merecedora de recompensa por cumprir essas coisas, sei lá. Minha vida foi uma zona e eu fazia tudo de última hora, no último minuto. Mas funcionou e sem angústias.
Mas esse ano, eu quero uma agenda. Ainda mais agora. Quero uma daquelas com os horários do dia ao lado. E quero também um monte de pacientes para poder anotar ao lado desses horários. Acho que devo começar comprando a agenda e depois um número de telefone para poderem me ligar.