Ontem meu pai me mostrou uma matéria da Folha de acordo com a qual comprar experiências deixa as pessoas mais felizes do que comprar bens materiais. Não penso que isso seja uma grande descoberta, mas os cientistas adoram falar em conexões neurais afetadas durante o ato de uma compra ou de assistir a uma peça de teatro, porque isso deixa a coisa mais importante! Como as pessoas grandes se preocupam em provar coisas óbvias, não?
A mim não é nenhuma novidade. Claro que eu fico felicíssima quando compro um vestido novo e bem bonito. Claro que uma bolsa de vez em quando me faz me enfiar em três vezes ou mais sem juros no cartão. Mas há muito tempo eu sei que eu troco tudo isso para ver mais uma vez ao vivo o quadro que enfeita meu blog, por um bom show, por um filme que eu esperei por muito tempo e até por um sorvete italiano bem feito (que não é baratinho e por isso não dá pra tomar todos os dias).
E quando eu penso nas viagens que posso fazer? Lugares que posso conhecer? Valeu tanto a pena ter guardado o dinheiro que ganhei no mês que trabalhei na APAE pra poder fazer a viagem que eu queria (que dois meses e meio sofridos sabendo da existência daquele salário a salvo no banco). Mas a viagem me encheu de histórias, de causos de curiosidades que agora eu quero matar.
Tem outra coisa que me deixa verdadeiramente feliz: comprar um livro. Ele também é um bem, e se quiser posso guardá-lo para o resto da vida. Mas quando você compra um livro, compra também a experiência. E se você não passar esse livro pra frente (não abandoná-lo no banco da praça ou na escadaria do metrô), é praticamente impossível ficar com a história dele só pra você. Se for um livro ruim você vai falar mal, se você gostou, vai falar bem...Ou seja, comprou um livro e a a experiência veio de brinde!
Hoje voltaram as aulas na faculdade onde eu dou aula. Estou feliz demais por estar dando aula para Psicologia (e nas matérias que eu mais gosto). Fiquei mais feliz ainda porque depois que eu saí da sala, foram falar para a coordenadora do curso que gostaram da minha aula! Uma das alunas, já com duas faculdades e mestrado, disse que faz Psicologia para acrescentar conhecimento na vida dela. Isso também é comprar uma experiência, e de brinde ela ganha um diploma de psicóloga. Bom negócio?
Toda experiênca vem cheia de brindes. Quando a experiência que eu compro é uma viagem, eu ganho fotos, histórias, sensações. O que eu senti quando, lá de cima da encosta da montanha, vi Machu Picchu pela primeira vez, nunca vai se gastar. Levo de brinde!
You only live once! Que experiência te deixa feliz?